Aprenda a fazer a capa protetora de livros de crochê de O Mar Sem Estrelas

   Publicado em 13 de outubro de 2021

Se você, assim como nós, se apaixonou pela capa protetora de livros de crochê, feita pela @gioweavingtales, quem já trabalhou aqui com a gente! Venha conferir a receita preparada pela própria Giovanna, para que consiga acompanhar passo a passo da produção!

 

Materiais necessários:

Barroco Nº4 – 400G

Amigurumi Glow – 50G

Agulha de crochê 5MM

Marcadores de ponto

Tesoura

Abreviações:

Corr.: Correntinhas

Carr.: Carreira

P: Ponto

PR: Ponto relevo

PB: Ponto baixo

PT: Ponto térmico

PBX: Ponto baixíssimo

Tensão em 10cm: 

16 pontos de largura x 13 pontos de altura

Como contar carreiras em Ponto Térmico:

Para uma carr. de PT precisamos tecer o lado da frente e o lado de trás do nosso tecido, então para completarmos 6 carrs. de PT precisaremos tecer 12 carr., porém ao contarmos as carrs., precisam totalizar 6 dos dois lados. Você pode tecer até contar dos dois lados e verificar que completou a quantidade necessária de carrs. ou pode usar aplicativos de contagem de carrs. e quando o contador medir 12 carr., você saberá que está na hora de trocar de fios.

Pode parecer complicado, mas vale a pena! O tecido que resulta desse ponto é bem fofinho e é perfeito para proteger os seus livros daquelas batidinhas que podem dar dentro na nossa mochila e também vai protegê-lo de humidade, quem é que nunca deixou uma garrafa de água vazar na bolsa? Tenho certeza que com os contadores de ponto você vai conseguir, por isso vou deixar abaixo duas recomendações de aplicativos:

YarnBuddy: O meu favorito, para mim é o mais completo aplicativo para peças feitas a mão, tem muitas funcionalidades úteis, inclusive de contagem! Mas como está apenas disponível em dispositivos Apple, esse é o meu segundo favorito:

Row Counter: Mais direto ao ponto, esse aplicativo está disponível para Android também e ainda que não tenha todas as funcionalidades do Yarn Buddy, para contagem de carrs. é tão bom quanto.

Execução

Frente: 

29 Corr. com Barroco Nº 4;

1ª Carr.: 1 PB na 2ª corr. do lado de trás da corr. inicial, 1 PB em cada corr. [28 PB], 1 corr., vire;

2ª Carr.: 1 PB na perna de trás do 1º P; 1 PB em cada P apenas na perna de trás [28 PR]; 1 corr.; vire

3ª Carr.: 1 PT no 1º P (pegando a perna de trás do 1º P e a corr. solta da carreira anterior por trás); 1 PT em cada P [28 PT]; 1 corr; vire

Repita a 3ª carr. alternando entre os fios Barroco Nº 4 e Amigurumi Glow a cada 6 carr. por 36 carr. sem cortar os fios;

37ª Carr (finalização do PT): 1 PT de finalização no 1ª P (pegando as duas pernas do ponto e a corr. solta da carreira anterior por trás); 1 PT de finalização em cada PT [28 PT de finalização]; 1 corr; vire

38ª Carr.: 1 PB no 1º P; 1 PB em cada P [28 PB]; 1 corr.; vire

Repita a 38ª carr. por mais 3 carr.

Borda: 1 corr.; coloque um um marcador de ponto nessa corr.; 1 PB na borda da 1º carr.; 39 PB na borda esquerda das carrs. arrematando as sobras das trocas de fios; 1 corr.; 1 PB na borda de baixo; 27 PB; 1 corr.; 1 PB na borda direita; 39 PB na borda direita das carrs.; 1 corr.; 1 PB na borda de cima; 27 PB na borda de cima; 1 PBX na corr sinalizada pelo marcador de ponto; 1 corr; corte o fio.

Trás:

Repita os passos da parte da Frente utilizando apenas o fio Barroco Nº 4

Costura:

Coloque a parte da frente e a de trás sob uma mesa com os lados de fora para cima; vire a parte de trás em cima da parte da frente fazendo com que os lados de fora se encontrem e fique para fora o avesso; 1 PB no 6º ponto da borda esquerda, unindo a parte da frente com a parte de trás; 1 PB em cada P dando a volta na capa até sobrar 6 pontos na borda direita; 1 corr; corte o fio.

Acabamento:

Arremate os fios soltos, os escondendo na trama de crochê e vire a capa do avesso.

Sua capa protetora de livros está pronta está pronta! Quando você fizer a sua, não esquece de marcar a @editoramorrobranco e a @gioweavingtales e se precisar uma ajudinha é só me chamar lá no Instagram. 😉

5 1 vote
Article Rating
Inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments