Samuel R. Delany

Samuel R. Delany é um dos mais aclamados autores de ficção especulativa. Nasceu em 1º de abril de 1942 no bairro do Harlem, na cidade de Nova Iorque. Foi casado por dezenove anos com a poeta Marilyn Hacker, com quem teve uma filha.

Aos 20 anos, já havia publicado livros de ficção científica e aos 27, já havia recebido um Hugo e quatro prêmios Nebula; um deles pelo romance Babel-17, que finalmente é publicado em conjunto com Estrela Imperial, como o autor sempre desejou.

Nas décadas seguintes, continuou sua premiada trajetória e publicou uma vasta obra incluindo romances, contos e ensaios críticos, além de relatos autobiográficos sobre a sua vida como um escritor negro, gay e disléxico. Entrou para o Hall da Fama da Ficção Científica em 2002 e em 2013 foi laureado como Grande Mestre pela Science Fiction and Fantasy Writers of America.

Desde 1988, lecionou em diversas universidades, e em 2001, tornou-se professor de literatura e escrita criativa na Universidade de Temple onde lecionou até se aposentar em 2015. Atualmente mora na Filadélfia com seu companheiro Dennis Rickett.

DESTAQUES

Vencedor do Hugo Award
Vencedor do Nebula Award

OBRAS DO AUTOR