Naondel e a força feminina

   Publicado em 26 de março de 2020

[…] As poucas pessoas que amei nessa vida tão longa. Duas delas eu trai, uma delas eu matei. Uma me deu as costas. E a outra segurou minha vida em suas mãos.

Anjin é uma nascente que não só tem o poder do simples frescor, como também afeta a colheita, a saúde e a fortuna daquele povo. Uma nascente capaz de dar vida e riqueza, se você beber a sua água na hora certa. Mas também pode trazer morte e destruição se bebê-la na hora errada. O poder da sua água é primordial. Ela tem sido usada, guardada e cuidada pelas filhas mais velhas de uma geração, e Kabira era a protetora da vez.

Aquela nascente era o que a garota mais privava na vida, sabia de todas as suas responsabilidades e faria de tudo para que a ganância do homem não fosse capaz de esgotá-la. Mas por muitas vezes a razão não ganha a disputa, e Kabira acaba sendo derrotada pelo seu próprio coração.

Mas essa história não fala unicamente sobre Kabira. Ela nos apresenta mais seis mulheres que tiveram a infelicidade de cruzar o caminho de Iskan. Um homem inescrupuloso que tem somente a si mesmo como prioridade. Atingir o poder supremo e aniquilar aqueles que o impeçam que isso aconteça, são seus únicos objetivos de vida. Seu palácio esconde através da beleza e riqueza toda violência e opressão ao qual essas sete mulheres são submetidas.

[…]Às vezes ele é violento. Isso é novo. Porém, a violência física é mais fácil de suportar do que quando ele cava até a parte mais intima, penetrando em minha alma. É difícil me defender disso.

Naondel é um misto de melancolia e esperança, de opressão e libertação. Uma leitura forte, porém necessária. Permeada com muita dor e angústia, ela aborda a força feminina que ressurge de maneira ascendente nos piores momentos. Uma obra escrita de forma singular capaz de envolver o leitor em cada passagem, além de proporcionar diversas reflexões significativas. E que nos mostra que a sororidade se faz necessária em qualquer momento, em especial nos mais difíceis.

Textos e fotos por Daniela Silva:

www.instagram.com/oslivrosdadani

0 0 vote
Article Rating
Inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments