James Joyce

James Joyce

James Joyce (1882-1941) nasceu em Dublin, Irlanda, e consagrou-se como um dos maiores escritores de língua inglesa do século xx. Apesar de ter vivido a maior parte da vida fora de seu país natal, a identidade irlandesa marcou a carreira do romancista, fornecendo inspiração para as obras que escreveu.

Como um dos expoentes do Modernismo, Joyce empregou, em sua escrita, formas literárias inovadoras — ainda mantendo referências ao cânone — e um exímio domínio da linguagem. Ele também evidenciou representações banais do sujeito social e de seu cotidiano, aproximando o leitor das profusas camadas que compõem personagens complexas, porém humanizadas.

A obra-prima de Joyce, Ulysses (1922), cujo enredo é traçado em paralelo ao de Odisseia, de Homero, rompeu com as tradicionais estruturas narrativas vigentes à época ao explorar a técnica de fluxo de consciência de maneira pungente e inovadora.

Além de romances, o autor também escreveu uma peça, poemas e contos. “Os mortos” é considerado um dos melhores contos da história e integra a coletânea Dublinenses, publicada originalmente em 1914.

Obras do autor

Esse autor não possui nehum livro na loja

Projeto Cápsula

Os Mortos

James Joyce
Abrir a Cápsula
Rolar para cima