Quem é Caleb Azumah Nelson?

Quem é Caleb Azumah Nelson?

Através das lentes de uma câmera e da ponta de uma caneta, Caleb Azumah Nelson nos convida a mergulhar em um universo onde a beleza e a dor dançam em harmonia.

Autor de Mar Aberto (em pré-venda pela Morro Branco), Azumah Nelson é um escritor e fotógrafo britânico-ganense que conquistou o mercado editorial do Reino Unido com palavras que trazem uma sensibilidade cativante, explorando temas de identidade, amor e pertencimento.

Adama Jalloh para The New York Times

Nascido no Reino Unido, morou com sua avó materna durante seus seis primeiros anos de vida, depois que ela se mudou de Gana para Londres para cuidar do neto. O escritor já comentou sobre seu desejo de voltar a visitar Gana, onde estão fincadas as raízes de sua família, embora garanta que a maior parte de seus anos vindouros devem ser vividos em Bellingham, no sudeste do Reino Unido, onde mora atualmente.

Caleb sempre foi dedicado aos estudos, tendo frequentado a Alleyn’s School, instituição onde foi bolsista. Além de fotografar desde a adolescência, jogou basquete e tocou violino por dez anos na igreja pentecostal que frequentava. Ele trabalhou em uma loja de eletrônicos antes de decidir se dedicar integralmente à escrita, em 2019, após as mortes de seu padrinho, de sua tia e de três de seus avós.

Seu primeiro livro, Mar Aberto, foi publicado em 2021, ganhando os prêmios Costa e British Book Awards na categoria “Romance de estreia”. Nele, Caleb conta a história de dois jovens amantes, sem nome na história, que se encontram em meio às ruas vibrantes de Londres. Conectados por uma paixão arrebatadora pela arte (e pela música, mais especificamente) e uma busca por autenticidade, eles embarcam em um relacionamento que é ao mesmo tempo apaixonado e complexo.

O livro nasceu como uma coletânea de ensaios sobre fotografia, música, cinema, negritude e liberdade, mas logo se transformou em um romance com diversos núcleos que abordam o amor. De acordo com Caleb, “o livro contém muitas histórias de amor diferentes: há o amor entre o casal, mas também há uma ode à expressão criativa, especificamente à expressão criativa negra, e há o amor pelo sudeste de Londres, de onde vem o narrador”.

Caleb Azumah Nelson, em seu perfil do Instagram @caleb_anelson

“Quando penso em escrever, penso em cenas, mas principalmente em instantâneos, em imagens e fotografias. É quase como se eu estivesse apenas transcrevendo o que consigo ver, para replicar a sensação de ver aquela fotografia.”

O que torna Mar Aberto tão cativante não é apenas a narrativa envolvente e ritmada, mas também a voz poderosa e o tom autobiográfico do autor. Azumah Nelson tece palavras com uma habilidade impressionante, criando uma prosa que é ao mesmo tempo poética e visceral, cheia de referências artísticas e de tudo o que ele viu e viveu durante seus anos de vida.

Com inspirações como o também escritor James Baldwin e o cantor e compositor Kendrick Lamar, Caleb entrega ao leitor uma reflexão profunda sobre a condição humana e a busca por significado em um mundo cheio de desafios e incertezas, intenção que carrega em todas as suas formas de fazer arte.

Caleb Azumah Nelson é mais do que sua escrita e sua fotografia. Ele representa uma geração de contadores de histórias modernos, e sua sensibilidade literária promete inspirar e emocionar os leitores da Morro Branco.

Garanta seu exemplar na pré-venda com 15% de desconto aqui:

Compartilhe

Mais posts

Rolar para cima